sábado, 23 de fevereiro de 2013

Percepção do Espaço, segundo Michel de Certeau

2. A experiência de caminhar pela cidade é única, algo particular de cada caminhando. O historiador Michel de Certeau em "Caminhos pela cidade" (In: _____, A invenção do cotidiano 1. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994, p. 169-182) trouxe uma série de percepções do caminhante em sua trajetórias cotidianas. Como um arquiteto pode usar os percursos diários para se inspirar em seus projetos, em suas vivências profissionais? 

Em “Caminhadas pela cidade”, Michael de Certeau faz referencia as percepções que o caminhante tem a partir do observado em sua trajetória. Para ele a cidade deve ser pensada/planejada dando efetividade ao plural, articulada a partir de propriedades estáveis e isoláveis. 
A cidade deve ser ao mesmo tempo o maquinário e o herói da modernidade, é nela onde deve-se encontrar os meios (maquinário) e as soluções que a mesma traz para os problemas da sociedade (herói). Ele destaca que as cidades de hoje apresentam-se com problemáticas que estão deteriorando a mesma, assim como ocorreu com os meios pelos quais elas se organizaram. 
O ambiente de trabalho do arquiteto e do urbanista, o espaço onde ele interfere é basicamente, a cidade. Somente a partir de seu caminhar diário pelas ruas, na sua trajetória para o trabalho ou no ato de pegar os filhos na escola, ou seja, sua vivencia ou seu dia-a-dia na cidade, o arquiteto pode observar, analisar como as pessoas se relacionam, suas necessidades, suas pluralidades, os problemas da cidade e também suas potencialidades, e a partir disso planejar um ambiente urbano mais organizado, funcional e acessível a todos. 

A Paris de Haussmann (Fonte: Art History Archive)
  
O arquiteto deve ter a capacidade da percepção do meio, entender como o mesmo se originou e o que faz ele se organizar a partir das variações e improvisações do percurso, o arquiteto deve compreender o significado espacial, as propriedades que o ambiente oferece. Ele ainda deve ter um “sentido próprio” do ambiente, apreender cada movimento da cidade, dada modificação espacial e entender a forma como a sociedade se comporta e se comportou.

Um comentário: