sábado, 23 de fevereiro de 2013

Entendimento das cidades Mulçumanas.

5. Escolha uma das oficinas apresentadas por seus colegas(com exceção a apresentado por você) e responda: 

a) Qual a contribuição da temática para a disciplina THAUI?

A Oficina que vamos analisar é a contida no blog Cultura e Arquitetura do grupo composto por Átila Sales, Jimmy Nogueira e Patricia Souza. A análise das cidades muçulmanas nos mostrou que nenhuma cultura é 100% pura,ainda mais quando se trata de um grande império como o estudado. Vários elementos de suas cidades foram inspirados ou adaptados de civilizações mais antigas e muitas vezes desconexas. Um exemplo seria as casas de banho públicas que são vestígios de Roma ou então as mesquitas, ponto máximo da arquitetura islâmica que absorveu elementos estruturais de várias culturas ao redor do mundo. 
O tema também nos mostra como a religião dita a ordem e a organização de alguns lugares: cidades inteiras projetadas com um templo como ponto central e absoluto, torres altas e imponentes (curiosamente copiadas de outra religião) com o intuito de impressionar, regras rígidas que controlam a arquitetura local e ruas apertadas e claustrofóbicas que sempre levam a uma mesquita. Mostrando o quanto a Religião conversa com a arquitetura por um bom tempo, de modo positivo muitas vezes e de modo negativo outras vezes.
Então a cultura das sociedades mulçumanas, juntamente com sua arquitetura, desenvolve ideal que seguiram para todo o futuro (como mesquitas com vãos enormes, usados futuramente numa arquitetura gótica).

b) Quais os pontos mais positivos que você observou durante a apresentação da oficina?

Embora o grupo não tenha apresentado dinâmicas que ousassem na sua apresentação, o tema foi bem apresentado, não houve um monologo chato e sem graça, e sim uma conversa interessante e bem programada. O blog tem um template bem escolhido, mostra uma interação direta com o tema, embora tenha que mudar em cada apresentação de texto, pois as imagens utilizadas e as cores escolhidas, limitam o blog a esse tema das cidades mulçumanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário