segunda-feira, 22 de abril de 2013

O Retorno de Martin Guerre

Martin Guerre nasceu por volta de 1524, na cidade basca de Hendaye. Em 1527, sua família se mudou para a aldeia de nos Pirinéus, no sudoeste da França. Quando tinha cerca de 14 anos de idade, casou-se com Martin Bertrande de Rols, filha de uma família abastada. Acusado de roubar grãos de seu pai, Martin desaparece abruptamente em 1548. No verão de 1556, um homem chega na aldeia afirmando ser Martin Guerre. Por sua aparência semelhante e conhecimento detalhado da vida de Guerra, ele convenceu a maioria dos moradores. 

O tio de Martin Guerre e quatro irmãs, bem como sua esposa, a princípio acreditaram que fosse. Martin viveu por três anos com Bertrande e seu filho, e nesse tempo tiveram mais dois filhos juntos. Foi então que Martin reivindicou de seu tio Pierre Guerre de Guerra a herança de seu pai morto, com a recusa do tio, ele o processa. 

Então um soldado que por lá passava afirmou que o homem era uma fraude: ele disse que o verdadeiro Martin perdeu uma perna na guerra. Pierre começa então a suspeitar de seu sobrinho e planeja uma emboscada junto de seus filhos. 

Levado o caso a justiça, Martin é então absorvido das acusações. Pierre Guerre acreditava ter descoberto a identidade do impostor: Arnaud du Tilh, apelidado Pansette, um homem com uma má reputação da cidade vizinha de Tilh, na área de Sajas. Pierre iniciou um novo processo contra o homem por falsa alegação para agir em nome de Bertrande (apenas a esposa injustiçada poderia trazer a seguir). Ele pressiona a esposa de Martin, que acaba por ceder.

Em 1560, o caso foi julgado em Rieux. Bertrande que testemunhou na primeira vez honestamente continuava afirmando ser aquele seu marido. Quando o julgamento estava quase encerrado, com vitória de Martin, aparece um elemento surpresa: só assistindo para saber...



Referências Bibliográficas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário