domingo, 27 de janeiro de 2013

A Sociedade Paleolítica


O período mais extenso da pré-história abrangeu uma datação que foi de 500000 a 18000 ac.. A sociedade que viveu nessa época provinha de um estado cultural voltado para a caça, pesca, e recolhimento de alimentos da natureza, começando a fabricação dos instrumentos de trabalho; arcos e setas, objetos de pedra (vem daí a denominação ‘’idade da pedra lascada’’), entre outros.

 Instrumentos de pedra Lascada

As comunidades do Paleolítico não possuíam moradia fixa, eram de natureza nômade, em constante deslocamento sempre a procura da condição mais favorável para a sobrevivência, era sazonal, abrigavam-se geralmente em cavernas, onde deixavam nessas pinturas que caracterizavam a ação de seu dia-a-dia.

Sociedade Paleolítica 

Nessa época a luta pela sobrevivência foi entre o homem e o meio ambiente e seus concorrentes naturais como outras espécies animais. Apenas uma pequena parcela chegava aos 40 anos, e os que chegavam, apresentavam uma vida difícil, aflita por dores de artrite, reumatismo, escorbuto e ameaçados de morte pelos ossos quebrados ou infecções.

Homens das Cavernas

O mérito de sua sobrevivência se deu graças à vida em comunidade, sua inteligência, as técnicas descobertas e o desenvolvimento da capacidade de comunicação.

A necessidade de segurança, convivência, permuta e, principalmente, da impossibilidade da comunidade subsistir sem alimento, leva as comunidades a passarem do estágio de nômades para a fixação em locais específicos, começando assim o período chamado Neolítico.

por: Hilton Messias

Nenhum comentário:

Postar um comentário