domingo, 27 de janeiro de 2013

"Cidade" no Neolítico ou Idade da Pedra Polida

Por volta de 10000 a.C num período chamado Mesolítico, compreendido entre o Paleolítico e Neolítico, deram-se várias alterações climáticas que resultaram em várias transformações no planeta. Houve formação de grandes rios e desertos, além de florestas temperadas e tropicais. Com o desaparecimento dos animais de grande porte, a fauna ficou parecida com a que temos hoje.

O homem, com um clima mais favorável, aprende aos poucos a cultivar plantas, e a criar animais e assim começa a se fixar em algumas áreas (geralmente, próximo a rios e lagos, onde a terra é mais fértil), deixando, assim o nomadismo para trás. A partir desse momento, tem- se início a Idade da Pedra Polida ou Neolítico.

Nesse estágio, além de desenvolver a prática da agricultura e do pastoreio, o homem também passa a organizar o espaço que habita (começam a surgir as primeiras aldeias), a fabricar objetos de cerâmica, a dominar a técnica de polir a pedra para a fabricação de instrumentos,a conhecer as estações do ano, e consequentemente, a modificar o meio ambiente.

  Planta da aldeia neolítica de Hallstatt na Alemanha

“O ambiente das sociedades neolíticas não é apenas um abrigo na natureza, mas um fragmento de natureza transformado segundo um projeto humano: compreende os terrenos cultivados para produzir, e não apenas para apropriar do alimento; os abrigos dos homens e dos animais domésticos; os depósitos de alimento produzido para uma estação inteira ou para um período mais longo; os utensílios para o cultivo, a criação, a defesa, a ornamentação e o culto.“ (BENEVOLO, 2009)

A primeira divisão social do trabalho surgiu quando o homem percebeu que agricultura e o pastoreio não poderiam ser feitos na mesma área, havendo assim a necessidade de existir o agricultor e o pastor. Porém, o homem precisava de outros produtos além dos quais ele conseguia com a atividade que praticava, então assim começaram as trocas entre agricultores e pastores.

Exemplo de Família Neolítica 

Por volta de 5000 a.C começa a idade dos metais, quando o homem pré-histórico domina a técnica de fundição de metais. Com isso, aos poucos eles vão abandonando os instrumentos de pedra.

Sociedade Primitiva

por: Emizael Marcos

Nenhum comentário:

Postar um comentário